Google

1/23/2009

Dolphin Take-off

Descobrí este texto. O autor chama-se Rob Hicks:

“Comecei a practicar bodysurf na Nova Guinea por volta de 1965 e hoje ainda tenho a mesma vontade. O meu mentor foi Bill Tebb, um submarinheiro da Segunda Guerra Mundial e mestre de navegação. Ele ensinou-me como escolher uma onda, a fazer o take-off e a surfar direitas e esquerdas, assim como sair de uma onda grande sem me magoar.

Ele pediu-me para observar os golfinhos a surfar junto da proa ou no rasto do barco, e explicou-me que eles não estavam a nadar mas a ser propulsionados pela força da onda. Vimos também os golfinhos debaixo das ondas a fazerem a mesma coisa. Ao tentarmos fazer isto descobrimos que, se mergulharmos à frente da onda antes dela quebrar, e nadarmos com toda a força, conseguimos apanhar-la debaixo da àgua e ser propulsionados como os golfinhos. Isto chama-se o “dolphin take-off”.

Muitas vezes ao longo dos anos tenho assustado banhistas e surfistas ao verem uma forma grande e escura por debaixo das ondas! Até já consegui afastar tuburões surfando em direçcão a eles com grande velocidade!”

Ver texto original (depois da entrevista)

Podem ver belos exemplos do “dolphin take-off” no filme de Fred David (ver poste do 05 Janeiro 2009): 00:25; 00:35

Boas ondas e grande abraço,

Devo

P.S. Uma semana inteira sem ondas a causa das tempestades e mar impossível – fiquei em casa a sonhar com o “dolphin take-off”

No comments: