Google

12/04/2007

Amigos Brasileiros

Óla malta!

Não tenho comunicado ultimamente porque fui operado de urgência a um apendicite e ando a recuperar. A verdade é que doi mais estar fora do mar durante um mês ou mais do que a própia cirurgia e recuperação!

Recebí uma mensagem do nosso amigo brasileiro Rodrigo Soares, que disse:

"Achei que poderia gostar de ver - e talvez publicar em seu blog - dois videoclipes sobre a final do nosso Circuito Carioca de Surfe de Peito, no Rio de Janeiro, Brasil. A publicação é interessante também para os patrocinadores de nosso esporte, fortalecendo assim cada vez mais o interesse pelo surfe de peito.

Os praticantes brasileiros costumam acompanhar os seus "posts" no Blog através do "RSS feed" que disponibilizamos em nosso portal:

www.thebodysurfer.com.br

O Resultado da Ultima Etapa e Do Circuito aparecem no final do primeiro videoclipe.



E este videoclip ... é do programa do canal de tvcabo, Zona de Impacto.

Grande Abraço, Boas Ondas e Aloha."

Isto de "Os praticantes brasileiros costumam acompanhar os seus "posts" no Blog através do "RSS feed" que disponibilizamos em nosso portal" é muito giro - para quem não percebe quer dizer que cada vez que fazemos um "post" no nosso blog aparece um 'link' no portal dos nossos amigos Brasileiros. Devemos reciprocar, não? Alguem é capaz de fazer isto? O Rui? Onde anda o Rui? Se calhar, o Rodrigo pode ajudar-nos, se queremos fazer?

Reparem também que no Brasil o bodysurf figura em programas da TV - coisa que não posso imaginar aqui em Portugal! O canal Extreme Sports já é bom para ver surf e está a melhorar para o bodyboard, mas bodysurf ... nem pensar!

Era muito bom organizar um encontro Luso-Brasileiro de bodysurf (desculpa, Luso-Brasileiro-Australiano se contamos comigo!), mas talvez era melhor nos organizamos um encontro norte-sul Portugues antes de pensar em vôos tão altos!

Um abraço,

Devo

P.S. Baltar e Kinas, já mandei 'comments' aos vossos excelentes postes.

11/25/2007

Coragem.....



Não é para todos...

11/19/2007

Flatland - um preview do que ando a fazer...



Parece que com o Youtube como sempre funciona, apesar do video estar ligeiramente esticado.
De qualquer forma o vídeo com maior resolução continua aqui: http://www.surfinflatland.blogspot.com/

Quem quiser colaborar com imagens ou videos avise!!!
plasti75@gmail.com / plasti75@hotmail.com

boas ondas!

10/24/2007

Cotovelos

Olá malta!

Hoje apanhamos umas boas ondas aqui em Santa Rita. Não havia um pico bem definido mas aparecerem ums 'cotovelos' de repente e se estavas no sitio certo ainda dava para curtir. Ví este filme de Brasil e me fazia lembrar deste tipo de ondas:





Abraço,

Devo

10/03/2007

Santa Rita 02 Outubro 2007

Altas ondas aqui em Santa Rita nos ultimos dias - aqui umas fotos que tirou o meu amigo Cisco. Espero que tambem tenha sido bom alí no norte ...


© 2007 Cisco Mamede


© 2007 Cisco Mamede


© 2007 Cisco Mamede


© 2007 Cisco Mamede

Grande abraço,

Devo

9/21/2007

Mail Recebido - Novo Praticante Descoberto

Boas!!! Chamo-me Pablo e queria vos dar os parabens pelo blog.

Comecei a praticar bodysurf há um pouco mais de um ano na zona de Espinho
.

Eu sou de Lisboa e em Setembro de 2005 comecei a fazer natação nas praias de

Linha de Cascais (qd estava flat). Há pouco mais de um ano tive de ir para o Porto e após um mês percebi que dificilmente poderia fazê-lo lá, por isso, instintivamente peguei nos pés de pato e comecei a "perseguir" as ondas.

Tornei-me fã da praia de Espinho com o pontão(em frente ao Casino).
Agora que estou de volta às terras do Sul, e ando a "xplorar" alternativas à praia de Carcavelos.

A minha "paixão do momento" é a praia do Lagido (não tenho a certeza
se este é o nome certo) em Peniche. Refiro-me àquela faixa de calhau à direita de Prainha do Baleal.


Estou muito contente por darem destaque a este desporto incompreendido, de

certeza quew têm histórias com surfistas, bodyboarders ou até nadadores salvadores (eu tenho várias).

Um abraço, keep it up


Seguem umas fotos minhas tiradas em Almograve.



Nota: Mail enviado por Pablo

9/04/2007

Devo de volta

Há muito tempo que não dou nada ao nosso blog, mas tenho seguido com muito interesse os posts do RG de Peniche e Praia da Barra e do Baltar de Leça.

Estive na Australia em Junho e apanhei umas grandes ondas em Manly (Sydney) e tambem no Bateman's Bay (100 kms ao sul de Sydney).

Depois estive tambem em Peniche, em Sagres (Tonel, Castelejo, Beliche, Zavial) e, sobre tudo, aqui em Santa Cruz e Santa Rita. 6ª feira dia 24 Agosto foi dos melhores dias que conhecí aqui nesta zona ... é pena que nunca houve um fotógrafo por aqui porque realmente apanhamos umas belas ondas.

Gostava muito de combinar com vocês ou alí no norte ou aqui no sul um dia destes ...

Um abraço,

Devo

8/24/2007

Semana em Peniche

Boas,

Resumo de uma semana de ondas fantásticas e para mim as mais perfeitas que surfei até hoje:

- Peniche é mesmo a capital da onda, e a cidade respira o espirito surfista como em mais lado nenhum. É certamente o único sítio no país em que em pleno Agosto há muito mais gente na água com pranchas do que sem elas. As escolas de surf são imensas e desde o rapaz de 5 anos ao avô cantigas de 60 todos aprendem e fazem surf. É uma cidade que apaixona quem gosta de mar.

- Há surfistas de todo o lado e o espirito na água é bastante saudavél, mesmo atendendo aos condicionalismos nesta época de ser 200 à espera de ondas. O respeito e a cordialidade do simples "Bom Dia/Good Morning/Bonjour/hola" acontece lá como em nenhum outro sítio vi. Pareceu-me claramente que os estrangeiros conhecem claramente o fenómeno do Bodysurf e não encaravam como o tipico " lá vem o gajo que perdeu a prancha". Os olhares ansiosos eram mais que muitos no gajo sem prancha. Várias vezes quando ia na onda reparava na grande plateia de pinguins a ver o que dali saia. Muito Bom.

- O acordar ás 7 da manha para ir para o Mar é algo que lá não custa porque se sabe que podes apanhar a melhor onda da tua vida todos os dias. Um bom sitio para nos reunirmos todos e divulgar o desporto a muita gente.

- Infelizmente as fotos tiradas ficaram terrivelmente mal devido ao vento e distância a que estavam a ser tiradas. A máquina também não era de todo um maquinão. Ficam as fotos possiveis. Fiz tambem uma pesquisa no you tube e ficam 2 videos - Supertubos e Baleal. Aquilo é mesmo como nos vídeos. QUERO VOLTAR LÁ RÁPIDO.

Supertubos




Baleal




Boas Ondas, RG

7/14/2007

Praia da Barra - 05/07/2007





Obrigado Bruno por mais um fim de tarde como fotógrafo. Conto contigo para as próximas. RG

7/04/2007

Algumas posições do Bodysurf

imagem retirada de: http://www.bodysurf.hpg.ig.com.br

6/14/2007

Bodysurf Leça (Sacor) - 13Jun07

Foi a 1ª vez que entrei em Sacor. O vento sul contrariava algo a típica corrente para norte, mas mesmo assim era preciso estar sempre de olho nas rochas! Estavam umas onditas e a Kajal conseguiu-me apanhar em algumas quando a chuva parava. Apesar das condições não serem as melhores, pareceu-me um spot com grande potencial para o bodysurf.

A música da montagem é dos velhinhos surf-rockers portugueses Os Tártaros e o tema "Tartária"!!!

6/06/2007

Bodysurf Leça

Eu em Leça hoje de manhã...
Obrigado pelo convite para postar! Aqui fica o meu 1º registo...

não é nada de especial, são apenas frames de um pequeno
vídeo de uma amiga (Kajal). Prometo mais e melhor!
Abraço.

Augusto

6/04/2007

Fotos na Barra

Boas,

As ondas não estavam nada de especial mas ainda assim ficam as primeiras fotos minhas. Mais e melhores virão certamente, até porque já contratei um fotógrafo ;)





Boas Ondas,

Abraço

5/22/2007

Provérbios surfistas

Já que não há ondas mando estes provérbios (adaptados) que tal vez dão para pensar ...

Há mais pessoas que afogam nos copos do que nas ondas (Alemão)

Nunca podes entrar na mesma onda duas vezes. (Indiano)

Nunca insultes o Deus do mar enquanto estás a surfar. (Chinês)

O mar calmo não faz bons surfistas. (Africáno)

Quando o mar torna-se em mel, o surfista encontra o seu colher. (Búlgaro - o que é que sabem os Búlgaros do surf?!!)

Dentro do mar todos os surfistas são irmãos. (Chinês)

Se a chuva te preocupa, não deves entrar no mar. (Chinês)

Os surfistas se conhecem durante a tempestade. (Corsa)

O corrente leva o bom surfista para onde ele quer ir. (Creole)

Se não consegues apanhar uma onda, não culpas o mar. (Grego)

Devo

5/04/2007

Bodysurf no Taiwan

Óla malta!

Peço desculpa por ter estado ausente tanto tempo - sei que blogs como este só sobrevivem se a gente continua a contribuir ...

Parabens ao Rui pelos posts sobre "Bodysurf – Iniciação" (que significa que não tenho que traduzir o segundo capítulo do meu post sobre o mesmo assunto - o de Rui é muito melhor do que o meu!) e o excelente video do 1º Campeonato em França, e tambem ao Kass pelo post "Bodysurf – Iniciação - Segurança".

Depois do pior inverno para surfistas de que eu tenho memória a primavera já trouxe algums dias mesmo muito bons - Santa Rita nos dias 23 á 26 de Abril foi espectacular - e estamos a espera de muitos dias assim de aqui para a frente ...

Encontrei este video no YouTube - tenho que dizer que nem sabia que no Taiwan havia ondas, e muito menos ondas assim!



Até breve,

Devo

4/10/2007

Bodysurf – Iniciação - Segurança

Mais uma vez, o senhor RG está de parabéns! Excelente, o “post” sobre a iniciação ao Bodysurf! “Keep up the good work”! Quanto ao conteúdo do mesmo, concordo com tudo o que está lá escrito. Penso, também, que há que reforçar o que foi dito no que diz respeito à segurança. Afinal, tratando-se de um “post” para iniciados, temos de nos lembrar de que há quem não conheça os perigos inerentes à prática de desportos aquáticos no mar.

Penso que é mesmo muito importante conseguir "ler" o mar. É um ponto de partida para conseguir escolher os melhores "Spots" e revela-se muito importante no que diz respeito à segurança. Com a experiência, a leitura do mar torna-se quase instintiva. Passa por isso, o máximo tempo possível a olhar para a água. Se já estiverem outros praticantes de bodysurf (ou de outros desportos) na água, tenta perceber se eles se mantêm facilmente no mesmo local, ou se, pelo contrário, têm de estar constantemente a lutar contra a corrente. Se for o último caso, pensa muito bem antes de te fazeres à água. Afinal de contas, ao contrário do surf e do bodyboard, tu não vais ter uma prancha de salvação. Se te cansares, podes ser arrastado para longe e depois vais ter de lutar por te aguentares em cima da água! Se a corrente for “para dentro”, o caso torna-se ainda mais grave.

Há que ter também em consideração o tamanho e formação das ondas no local onde estás a pensar em ficar. Neste caso, deve imperar o bom-senso. Ondas grandes ou que “quebram” mal não são aconselhadas a iniciados, mesmo que saibam nadar bem. É muito fácil “enrolar” numa onda grande ou mal-formada e bater no chão, puxado pela força desta. Pessoalmente, já apanhei alguns sustos valentes em ondas que me fizeram bater no chão e me puseram num estado em que já não sabia onde estava. Conheço um caso de uma pessoa, ( quem será?!? ;) ) que depois de “enrolar” numa onda perto da costa, ficou de tal modo desnorteado, que ao sair da água, em vez de fugir para fora de desta, pôs-se a correr no sentido contrário e levou com outra onda em cima! Neste caso, foi junto à costa, mas se tal acontecer num local onde não tenhas pé, isso vai tornar-se num problema grave.

Aplicando estes conceitos, verás que a probabilidade de acontecerem problemas será bastante pequena.Pensa que é sempre melhor jogar pelo seguro e não arriscar.

Boas ondas!

Kass

3/31/2007

Bodysurf – Iniciação

O Bodysurf assenta essencialmente em dois pontos chaves: a natação e o conhecimento do Mar. É um desporto com bastante exigência física principalmente quando praticado em zonas sem pé, pelo que uma boa condição física ajuda bastante. Na mesma linha de outros desportos aquáticos o respeito pelo Mar e o conhecimento dos teus limites físicos é condição prioritária para entrar no Mar.

Partindo do principio que és um excelente nadador e já passaste algum tempo a olhar para o Mar e tens um bom conhecimento deste está na altura de passar para o equipamento necessário:

  1. Pés de Pato – Essenciais para proporcionar a impulsão necessária para que entres na onda com o máximo de velocidade possível. Imprescindíveis em zonas em que não tenhas “pé”. Em zonas onde consigas dar o impulso com os pés no chão, são na minha opinião dispensáveis, mas isto vai da opinião de cada um.
  2. Fato Neoprene – Os comuns fatos de Surf, para todos os gostos.
  3. Handboard – Claramente Opcional. É basicamente uma pequena prancha que se adapta à palma da mão para facilitar o deslizar na onda, e que é actualmente usada na Austrália por alguns Bodysurfers.

Ser um excelente nadador é uma ajuda mas não é tudo. Muito importante é a capacidade de ler o Mar e compreender as correntes dos locais onde vais entrar. Antes de entrares na água faz um bom aquecimento/flexibilidade e aproveita esse tempo para olhar para o Mar e perceber as correntes que estão naquele momento, a cadência dos sets e a formação das ondas. É geralmente mais difícil fazer esta análise depois de entrares na água e por vezes impossível. Nesses casos não hesites, sai analisa e volta a entrar.

Uma das grandes diferenças para o surf e o bodyboard é que o momento de apanhar a onda é posterior no Bodysurf. A onda tem de ser apanhada mais tarde para tirar o máximo partido da força da onda. É aconselhável ver alguns vídeos do blog para perceber melhor este processo.

As Etapas para apanhar a onda.

- Posicionamento o mais possível no cima da onda para conseguir o máximo de velocidade.

- Instantes antes da onda rebentar na posição onde estás dar 2-3 braçadas fortes e usar os pés de pato para obter o máximo impulsão possível nesse curto espaço de tempo.

- Estende o braço do lado para onde pretendes ir. Este braço será como que o guiador da tua trajectória. A palma da mão deve fazer uma superfície de deslizamento o mais perfeita possível na água. Para mim este é um dos mais importantes factores do processo. O outro braço deve ficar ao longo do corpo e de forma a fazer o mínimo de atrito possível na água para se conseguir mais velocidade.

- Tenta que o máximo de área das tuas costas fique em contacto com a parede da onda para ganhares o máximo de velocidade

- Quando perdes velocidade continua a dar aos pés e tenta recolocar-te de novo na zona em que a onda tem mais força.

- Para abrandar utiliza as pernas de modo a aumentar o atrito com a água.

- Depois de dominar razoavelmente estas técnicas está na altura de avançar para umas rotações de corpo na onda. Mas isso falaremos mais tarde.

Estas explicações são claramente discutíveis, e apenas reflectem um pouco a minha visão da prática que faço e de vídeos que vejo. Dava claramente para uma discussão de vários dias, correndo-se o risco de chegar ao fim sem quaisquer certezas.

Experimenta o Bodysurf.

RG

3/20/2007

Trailer Acqua Corpus

Este é o trailer de um filme que procura demonstrar o "espírito" do bodysurf, este projecto foi filmado no Hawaii e terá a duração de 50 minutos. O lema é: "No boards, just fins".

Pessoalmente acho que este trailer está muito bom, mostro este vídeo a quem me pergunta o que é o bodysurf.

3/12/2007

Entrevista com Ricardo Faustino

Uma referência do Bodyboard Nacional foi agora descoberto pelos nossos investigadores como sendo também um grande adepto e praticante de Bodysurf. Com 26 anos reside em Espinho e é gerente da Invertshop. Desde já o agradecimento pelo teu interesse no nosso Blog e pelo apoio na divulgação do desporto.




BSPT – “ Com que idade começaste e o que te levou a praticar bodyboard?
RICARDO – Comecei a surfar com 10 anos por intermédio dos meus irmãos.

BSPT – “ Qual é na tua opinião o actual momento do bodyboard nacional? “
RICARDO – Penso que vai “bem de sáude” ao contrário do estado do próprio país, ehehe. Temos boas ondas em Portugal, temos um circuito nacional open, esperanças e vários circuitos locais, temos bons eventos especiais como o caso do Nazaré Special Edition, temos boas acções como o exemplo do Dragon Psico Tour Cutty Sark, temos uma boa revista nacional e temos bons riders!

BSPT – “ Foste o grande responsável pelo Dragon Psico Tour Cutty Sark. Fala-nos um pouco sobre esse projecto”
RICARDO – Este projecto nasceu na vontade querer fazer o que realmente tenho vontade que é, andar aí a fazer tudo de um pouco relacionado com o bodyboard, como viajar, desafiar ondas perigosas, tow out, tow in, etc, etc, no fundo divertir-me! Graças aos patrocínios isso foi possível e estou grato do fundo do meu coração por me terem dado a oportunidade de o fazer. Estou super contente!

BSPT – “ Soubemos de fonte segura que és um entusiasta do Bodysurfing. Como tiveste conhecimento do desporto e o que te levou a fazê-lo?”
RICARDO – Tive conhecimento desta modalidade praticamente desde que comecei a surfar, sinceramente acho que o bodyboard e o bodysurf estão superligados e por isso largar a prancha e apanhar uma onda de corpo é quase que natural, por isso de vez em quando faço um bodysurf.

BSPT – “Com que regularidade largas a prancha e metes o peito na água?”
RICARDO – Não muitas vezes, mas ando a ver se pratico mais…basicamente faço quando as ondas estão perto da areia e perfeitas. Estou também a planear tentar fazer em ondas como o Trol e a Nazaré.

BSPT – “Já tens neste momento alguns Bodysurfers de referência? “
RICARDO – Sim! Sem duvida o mike Stewart, Mark Cunningham, Chris Baker, Ben Player, entre outros…

BSPT – “ O que pensas que falta para o desporto ter uma dimensão maior no nosso país? “
RICARDO – Talvez um maior conhecimento da modalidade pois muita gente concerteza apanha ondas de corpo mas nem sabe o que é o bodysurf. Um website também é muito importante pois consegue “chegar” a muitas pessoas.

BSPT – “ Se tivesses de caracterizar o bodysurf em apenas 3 palavras quais escolherias? "
RICARDO – Natureza, força e divertimento.

2/27/2007

Mark Cunningham

" O Melhor entre os Melhores "

É o Embaixador e um dos melhores Bodysurfers. Brevemente será colocado um post sobre este ex-nadador salvador,mas para já deliciem-se com este vídeo.


PS: Vídeo contem também Bodydoard

2/14/2007

Entrevista com Henrique Pistilli



Consultor de empresas de profissão, aos 28 anos de idade Pistilli é um dos simbolos do Bodysurf brasileio. Nascido no Rio e actualmente a residir em Florianopolis, alem de bodysurfer é praticante de pólo aquático. Fiquemos então com a entrevista gentilmente dada ao Bodysurfing-PT.


BSPT – “ Com que idade começaste e o que te levou a praticar o desporto? ”

HENRIQUE " Comecei a nadar com 2 anos de idade. Aos 12 anos comecei o Water Pólo, e o professor fazia treinos na praia, ensinando também o bodysurf, assim comecei a surfar e nunca mais parei."


BSPT
– “ Como vês o actual momento do bodysurf no Brasil? “

HENRIQUE – " Vejo um momento muito especial não só no Brasil, mas no mundo. Existem cada vez mais praticantes, em busca do espírito mais primitivo e meditativo que o surf pode trazer. No Hawaii é comum ver surfistas lendários de diversos estilos surfando de peito em Pipeline, como Kelly Slater & Jamie O’ Brien (prancha), Mike Stewart (bodyboard), Mark Cunningham (Bodysurf). Muitos outros surfistas de outras nacionalidades estão buscando praticar o esporte, também devido ao condicionamento físico que ele proporciona para outros tipos de surf."


BSPT
– “ Que conselhos pode dar a quem se quer iniciar no Bodysurf? ”

HENRIQUE – " Aprenda a nadar e melhore sempre seu condicionamento, se puder praticar o water polo melhor ainda. Não tente entrar em um mar maior do que a sua capacidade e muito menos sozinho, pois é um esporte extremamente radical e pode ser perigoso. Mas, tomando esses poucos cuidados, curta a energia do oceano e das ondas em sua forma mais pura. Hoje existem sites que podem dar boas dicas de como proceder com manobras e propostas pedagógicas para aprimorar o bodysurf, como www.surfedepeito.com.br, www.bodysurfing.com.br, www.golfinhodourado.multiply.com !"


BSPT
– “ O que pensas que falta para o desporto ter uma dimensão mais aproximada do Bodyboard e Surf? “

HENRIQUE – " Não acho que o bodysurf deva seguir o mesmo caminho desses outros esportes (profissionalizacao através de campeonatos). Depois de alguns anos de tentativas e muita pratica entendo que o esporte tem muito potencial de desenvolvimento em termos de profissionalizacao, mas acredito no caminho da arte, filmes que demonstrem esse “soul surfing”, escolinhas para pessoas de diversas idades, exibicoes em campeonatos de outras modalidades de surf, construcao de marcas e produtos que traduzam essa filosofia de vida, viagens para troca de aprendizagem, etc."


BSPT
– “ Quais os teus Bodysurfers preferidos? “

HENRIQUE – " Fluidez e Filosofia de Vida do Mark Cunningham, Fluidez e Radicalidade de manobras do Mike Stewart em ondas grandes (ate 12 pes) , Estilo único de outrigger (parece uma canoa havaiana) em ondas grandes do Rogério Caju, Despenques insanos do Rodrigo Mad Professor, Condicionamento físico e arrojo em mares cabulosos do Todd Sells, dentre muitos outros."


BSPT
– “ Se tivesses de caracterizar o bodysurf em apenas 3 palavras quais escolherias?”

HENRIQUE “BODY SURF IN” (O corpo que surfa dentro do corpo)


Fica o nosso agradecimento pela disponibilidade total para a troca de informação do desporto e por esta entrevista. Boas Ondas. RG

2/12/2007

DolphinSurf ?

Uma imagem vale mesmo mais que 1000 palavras.




"Quem inventou e quem copiou?"

2/06/2007

Altas ondas em Santa Rita

Altas ondas aqui em Santa Rita no fim de semana passado, espero que vocês aí tambem tenham apanhado umas boas ...



Devo

2/02/2007

Como começar a fazer o bodysurf (1)

Quando li estos artigos pensei que sería bom traduzir-os para o blog, a pensar nos bodysurfers do futuro (Devo) ...

Isto é uma tradução dum artigo do site vagabondsurf.com (http://www.vagabondsurf.com/BodysurfingHome.html) cujo título original era ‘How to Start Bodysurfing’. É a primeira de três artigos.

Cuidado! Este texto contem erros ortográficos!

“Acho que um artigo sobre como fazer o bodysurf é uma boa ideia. Desde a invenção e difusão radical do bodyboard, isto tornou-se a introdução principal de surfar para a maioria das pessoas. Antes era o bodysurf. O resultado disto é que quase todos os surfistas com mais de 40 anos têm ao menos uma noção do que é o bodysurf, mas para os mais jovens o bodysurf é algo que vai desde o misterioso até ao absolutamente esquisito.

Isto é triste por muitas razões, a primeira das quais é que o bodysurf é muito divertido. É tambem a forma mais barata de fazer o surf a serio, aquela que tem o equipamento mais durável se é utilizado com senso comun, e que tambem é o mais fácil de transportar. Além disto, é a forma de surf no qual é mais fácil manter o 'profissionalismo' – basta continuar practicando a natação para manter o nivel de forma que é preciso.

As necessidades:

1. Precisas de saber nadar! O melhor que sabes nadar, o mais que te vais divertir-te ao fazer o bodysurf.

2. Precisas de pés de pato de boa qualidade (mais sobre isto no artigo seguinte).

3. Precisas de te cobrir. Se a agua está bastante quente (mais de 18º, por exemplo), basta usar um bom fato de banho. Com menos de 18º precisas de pensar em usar um fato de surf. Há uma variedade enorme de fabricantes de fatos de surf, e muitos desenhos e materiais – algo que é adequado para literalmente qualquer situação. Ao contrario do surf ou bodyboard, não tens uma prancha – e portanto o teu corpo está dentro da agua. A gente diz que hoje em dia podes comprar um fato completo que permite fazer o bodysurf em agua de 10º sem molhar a parte de dentro do fato. Ter um fato do tamanho certo é a chave, sem duvida, e portanto é preciso provar varias marcas e modelos.

4. Precisas de ter um conhecimento básico das ondas. Se já fazes surf ou bodyboard deves já ter isto. Se não, utilize os materiais didácticos que são disponiveis para os surfistas principiantes. Todos as ‘regras de estrada’ são as mesmas para os surfistas, bodyboarders e bodysurfers: tanto para os ‘surf breaks’ (e.g. o momento do ‘take-off’; sabendo se a onda vai tubular ou fechar, etc.), como da oceanografia (e.g. ventos, correntes, ondulação, etc.), e o ‘wave-etiquette’ (e.g. prioridades - evitando os ‘drop-ins’, localismo, etc.). “

Continuará ...

Copyright note: to those responsible for vagabondsurf.com. I have tried to enter in contact with you to request permission to use texts on this site. Unfortunately, all my email messages got bounced back. I have gone ahead and translated this text (and will do the same with others) because I honestly believe that you would give permission to the Bodysurfing – PT blog to do this. We are entirely non-commercial and are simply trying to help spread the wonderful sport of bodysurfing in Portugal.

Devo

1/24/2007

Primeira imagem de Portugal?

Olá,

Venho aqui apresentar-me ... sou Devo, sou de Australia, mas vivo em Portugal há 20 anos.

Quero começar por agradecer o Rui pelo fantástico trabalho que está a fazer com este blog – há menos duma semana que soube dele e neste pouco tempo já há as increíveis imagens do YouTube e de Narrabeen. Mando tambem uma imagem que obviamente não tem nada que ver com as sensacionáis imagens da Hawaii e Australia mas é recente e de Portugal.


(Devo, Molhe Leste, 20 Janeiro 2007, foto: Francisco Mamede)

Conhecí o Rui numa lista da bodysurf do Yahoo groups quando ví por acaso uma mensagem dele e tive a alegría de saber que ha outras pessoas neste pais a surfar sem prancha ...

Agora vivo numa aldeia perto de Santa Cruz mas só vim ca há 4 anos atrás. Antes estava perto de Lisboa e além de entrar nas ondas em Carcavelos ou Costa de Caparica quando fui lá com a familia de vez em quando quase tinha esquecido das maravilhas do bodysurf que tanto fiz como criança e teenager na Australia.

Tudo mudou quando cheguei à estas magníficas praias na zona de Santa Cruz e conhecí boas pessoas que tambem são surfistas. Também o meu filho começou a fazer bodyboard e esse empurrou-me ainda mais para a agua, e há 4 anos que vou para o mar todos os dias em que as condições são boas, e muitos dias em que são más!

Numa mensagem que o Rui mandou-me disse que, ao fazer este blog, pensa mais em futuras gerações que em si propriamente. Acho que estas são sentimentos muito giros, e concordo que o mais importante é convencer a malta jovem a tentar o bodysurf, mesmo que esta virada para o bodyboard. Mas a tarefa não é facil porque hoje em dia o normal (ao contrario do que aconteceu quando eu era puto) é começar desde muito jovem no bodyboard. Veja-la, a minha filha de 6 anos já tem prancha, que pediu ao Pai Natal porque queria juntar-se ao irmão nas surfadas. Depois dela apanhar o ‘vicio’ de andar muito depressa na prancha não vai ser facil convencer-a que o bodysurf é tambem muito divertido. Mas não desespero e vou fazer o melhor possível para que isto acontecer.

As tradicões e costumes aqui em Portugal tambem não ajudam. Quando vi pela primeira vez a bandeira vermelha numa praia perguntei “O que é isto?” Pareciam condições optimas para fazer bodysurf e ninguem podia entrar na agua? Na Australia a gente nem vai para o banho até as ondas ficassem assim! É que alí não ha bandeiras vermelhas, nem amarelas, nem verdes – há grandes nadadores salvadores e uma única coisa (além dos turbarões, claro!) que detem as pessoas de entrar – o sinal “Aviso de tempestade - Praia fechada”. Eu não estou a advocar a eliminação das bandeiras, claro, porque aqui tambem não há a mesma cultura do mar. Todos os anos vejo pessoas que entram no mar quando mau sabem nadar e têm que ser salvos pelos nadadores salvadores. Mas estes factores todos contribuem para que os jovems não têm muita oportunidade de começar a practicar o bodysurf.

Pronto, já chega – não quero pintar um quadro muito cinzento da situação – sou um optimista e acredito que nos podemos fazer alguma coisa para ajudar o bodysurf a crescer em Portugal. É por isso que estou a escrever estas palavras ...

Devo

P.S: peço desculpa pelos erros ortográficos

Entrevista com Germano Viegas

Natural do Rio de Janeiro e Professor de Física em Florianópolis, com apenas 26 anos Germano é um dos grandes dinamizadores do desporto no Brasil. Fiquem então com a entrevista realizada esta semana.


BSPTCom que idade começaste e o que te levou a praticar o desporto?
GERMANO – “ Comecei com cerca de 12, 13 anos. Morava na rua da praia e ficava muito extasiado em ver os caras mais velhos, com família na areia, ao invés de subir em uma prancha, iam para o mar sem nada, somente com um par de nadadeiras e desciam as maiores ondas. Pensava, esses é que conhecem o mar, e resolvi seguir o caminho dessas pessoas, buscando interação e conhecimento do mar. Hoje vejo o esporte de outra forma, com mais maturidade, uma pratica meditativa, aprendizado de vida e não somente de conhecimento do mar. Virtudes como paciência, perseverança, humildade entre outras são trabalhadas diariamente com a prática do esporte.

BSPT – “ Qual a dimensão que o Bodysurf tem actualmente no Brasil?
GERMANO – “ O esporte passa por uma revolução, depois de uma década de oitenta muito forte, com muito espaço na mídia, dinheiro de patrocinadores e muitos praticantes, entrou em um declínio na década de noventa, quando em 1998 Kleiber Fragoso criou o site www.surfedepeito.com.br e Rogério Caju foi para sua primeira temporada no Hawaii. A partir do site, Kleiber criou uma lista de discussão na rede o que começou a unir os praticantes, e torneios no eixo Rio - São Paulo começaram a acontecer, muitos praticantes do nordeste do Brasil entraram na lista e criaram torneios em seus estados, em 2004, uma união maior com praticantes do sul do pais resultou no primeiro campeonato brasileiro, e em 2005 um circuito brasileiro, o Waterman Pro Contest, hoje o esporte tem seu espaço na mídia, alguns atletas com apoios pra correr campeonatos no exterior, e muitos praticantes espalhados por todo o pais, é muito comum ir em uma praia e ver um surfista de peito. O esporte não é profissional, mas já é um esporte que tem seu espaço no país.

BSPT As escolas de Bodysurf já são uma realidade no Brasil. Como está a correr este projecto?
GERMANO – “ Temos uma escola em Florianópolis e uma no Rio de Janeiro, são poucos alunos, cerca de 10, 15 alunos em cada escola, mas já é um inicio, o esporte precisa de quem se apaixone por ele para ter quem vá a uma escola, para isso os praticantes precisam desenvolver muito sua técnica, para que não seja um esporte de “a onda que esta levando o homem”, tem que ser “o homem que desliza sobre as ondas”. Como o esporte desenvolve muitas habilidades e virtudes, estamos trabalhando para inserir o surfe de peito em escolas de surfe, bodyboard, salvamento aquático, natação e outros esportes aquáticos. O futuro do esporte são as crianças, na verdade o futuro do Planeta são as crianças, temos que dedicar nosso trabalho a elas.

BSPTO que pensas que falta para o desporto ter uma dimensão mais aproximada do Bodyboard e Surf?
GERMANO – “ Quando fala em dimensão, podemos ter varias leituras, acho que cada esporte tem seu espaço e sua forma de se apresentar. Não gostaria, por exemplo, de ver o Surfe de Peito se vender como o surfe fez, o que importa é o dinheiro, temos campeonatos patrocinados por bebidas alcoólicas a idéia de rebeldia, de ideologia de vida, de ser alternativo se perdeu. É um esporte que tem dinheiro, mas não tem mais identidade. O bodyboard ainda tem um pouco mais de características originais em seu esporte, mas é porque a mídia não deu o espaço que deu ao surfe. Vejo que o Surfe de Peito pode crescer, criar uma associação internacional (um sonho meu é ver este acontecimento), ter campeonatos maiores, com julgamentos uniformes, etc, mas esse é um processo natural, lento para que possa ser sustentável e não caia no mesmo erro de outros esportes. Não vejo que falte alguma coisa, estamos no caminho certo!

BSPT
Quais os teus Bodysurfers preferidos?
GERMANO – “ Mark Cunningham, Rogério Caju Schefler(uma pessoa maravilhosa), Sergio Acrílico, Mike Stewart, André Soft e Nego.

BSPT Se tivesses de caracterizar o bodysurf em apenas 3 palavras quais escolherias? "
GERMANO – “ Energia, Fluidez e Vida.


Fica o agradecimento ao Germano pela disponibilidade total para a troca de informação do desporto desde há 1 ano a esta parte, e por esta entrevista.
RG

1/22/2007

Pipeline Bodysurfing Classic 2005

Algumas das melhores ondas no campeonato do mundo de 2005 em Pipeline, com os maiores nomes do Bodysurf Mundial.

2005 (06) Hydro/BSC Bodysurfing Challenge

Narrabeen Beach, 25th Feb 2006







Results:

Open
1st - Sean Kenny - Narrabeen
2nd - Peter Sperling - Coogee
3rd - Brett Tyack - Dee Why
4th - Jason Spence - Manly

Women's
1st - Kerry Hunter, East Lindfield
2nd - Petra Playfair, Avalon
3rd - Beena Chaugule, Bondi
4th - Sybil Walsh, Cromer
5th - Kate Reid, Whale Beach

Junior Women
1st - Eilish Sheerin, Avalon
2nd - Bronte Stutchbury, Avalon

Junior Men
1st - Alec McLoughlin, Chifle
2nd - Matt Harper, Matraville
3rd - Harry Hagan, Avalon

Thanks to Don McCredie

Ciclo de Entrevistas

Iniciaremos durante esta semana um ciclo de entrevistas a pessoas que têm de variadas maneiras marcado o Bodysurf a nível mundial. São relatos que certamente ajudarão a ter uma melhor percepção de como o desporto apareceu, a evolução que teve e o actual momento do desporto.

A primeira será efectuada a Germano Viegas um dos grandes dinamizadores do desporto no Brasil.

1/19/2007

Primeiras Imagens

Algumas fotos tiradas por Ron Romanosky um conhecido nome da fotografia da comunidade surfista que reside na Califónia. Eis algumas fotos gentilmente cedidadas para publicação no blog...






Thanks Ron


1/11/2007

Pioneiros? Ou nem por isso?

A arte de apanhar as ondas é feita por muitos por essas praias fora, de Norte a Sul no país, do mais novo ao mais velho, do mais magro ao menos magro, por Homem e Mulher, e fico por aqui que está quase na hora de ir almoçar. Tem no entanto de se levantar uma questão no meu ponto de vista muito importante, que se prende com o facto de quantos o fazem encarando-o como um desporto. Infelizmente de todas as pessoas que abordei obtive as respostas claras: “Body quê??”, “Desporto? Nahh”, “Sério? Mas faz-se mais coisas que andar em frente na onda?” e um ainda mais elucidativo ”Tá bem tá”.

Desde os 10 anos que o faço mas apenas o encaro como um desporto de há 2 anos a esta parte, altura em que encontrei as primeiras informações na Internet e me tentei informar da dimensão que já tinha a nível mundial nessa altura. As primeiras imagens e vídeos que vi fizeram mudar completamente toda a visão que tinha do que fazia até ai, e o que nunca pensei fosse possível fazer era afinal uma realidade. A pena que tenho de esses vídeos e imagens não os ter visto quando era mais novo e a disponibilidade física era outra. Uma razão que nos leva à criação do blog prende-se com o facto de tentar que os mais jovens encarem o mais cedo possível o Bodysurf como um desporto para que possamos evoluir o mais rápido possível no desporto.

Seremos nós pioneiros a pensar neste assunto e a querer ir mais além? Esperemos que não, pois significa que há mais gente com as mesmas preocupações que nós. O termos de dar entrevistas daqui a 10 anos quando o número de Bodysurfers for superior ao de Surfistas também não está muito nos nossos planos.

Brevemente deixarei algumas imagens para vos abrir o apetite por este desporto que tanto prazer me dá. RG

1/10/2007

Bodysurfing - PT

Olá a todos!

Sempre me senti fascinado pelo mar e pelas ondas! Desde pequeno que me senti como, passe a expressão, um peixe na água! Comecei a ter contacto com o mar desde muito novo e desde sempre me lembro de "apanhar carreiras" com os meus amigos no mar. A pouco e pouco percebi que poucas coisas me faziam sentir tão bem como apanhar aquela onda que nos faz a adrenalina crescer ao ponto de termos vontade de gritar a plenos pulmões.

No início comecei por praticar bodyboard, mas logo descobri que era a beleza de apanhar uma onda só com o corpo que me dava prazer. É esse contacto directo com a onda que é algo de indescritível e que aconselho todos a experimentar!

Chega de conversa, por isso... ‘Bora lá p’rás ondas!

Kass

Definido globalmente como a “Arte” de apanhar uma onda sem qualquer utensílio de flutuação, como são os casos de pranchas de bodyboard e de surf, é um desporto em grande crescimento além fronteiras. O Bodysurfer recorre apenas aos comuns pés de pato também utilizados no bodyboard. O contacto directo do corpo com a água é o principal lema do desporto.

Missão do Blog - Dar a conhecer aos interessados mais sobre este novo desporto, que já tanta gente cativa além fronteiras e que tenha o mais rápido possível alguns adeptos a fazê-lo por essas praias fora. Se este blog servir para daqui a um ano termos mais 2 bodysurfers na água o blog foi um sucesso.

Quem são os Bloggers? – Um grupo de amigos da região centro do país que se juntam quando a actividade profissional o permite, seja Verão ou Inverno, para partilhar o amor pelo mar e tentar evoluir no desporto.

Pretende-se que seja um espaço de partilha de informação e de pontos de vista de visitantes, pelo que tudo o que pensarem gostaríamos que fosse comentado, e que toda a informação que gostassem de ver colocada no blog a fizessem chegar até nós. Porque estamos empenhados em não sermos sempre os últimos em tudo neste país contamos contigo. Os teus comentários são o nosso feed-back.


Boas Ondas e Bom 2007 (ainda dentro da tolerância padrão aceitável dos 10 dias, 10 horas e 32 minutos de atraso). RG