Google

2/02/2007

Como começar a fazer o bodysurf (1)

Quando li estos artigos pensei que sería bom traduzir-os para o blog, a pensar nos bodysurfers do futuro (Devo) ...

Isto é uma tradução dum artigo do site vagabondsurf.com (http://www.vagabondsurf.com/BodysurfingHome.html) cujo título original era ‘How to Start Bodysurfing’. É a primeira de três artigos.

Cuidado! Este texto contem erros ortográficos!

“Acho que um artigo sobre como fazer o bodysurf é uma boa ideia. Desde a invenção e difusão radical do bodyboard, isto tornou-se a introdução principal de surfar para a maioria das pessoas. Antes era o bodysurf. O resultado disto é que quase todos os surfistas com mais de 40 anos têm ao menos uma noção do que é o bodysurf, mas para os mais jovens o bodysurf é algo que vai desde o misterioso até ao absolutamente esquisito.

Isto é triste por muitas razões, a primeira das quais é que o bodysurf é muito divertido. É tambem a forma mais barata de fazer o surf a serio, aquela que tem o equipamento mais durável se é utilizado com senso comun, e que tambem é o mais fácil de transportar. Além disto, é a forma de surf no qual é mais fácil manter o 'profissionalismo' – basta continuar practicando a natação para manter o nivel de forma que é preciso.

As necessidades:

1. Precisas de saber nadar! O melhor que sabes nadar, o mais que te vais divertir-te ao fazer o bodysurf.

2. Precisas de pés de pato de boa qualidade (mais sobre isto no artigo seguinte).

3. Precisas de te cobrir. Se a agua está bastante quente (mais de 18º, por exemplo), basta usar um bom fato de banho. Com menos de 18º precisas de pensar em usar um fato de surf. Há uma variedade enorme de fabricantes de fatos de surf, e muitos desenhos e materiais – algo que é adequado para literalmente qualquer situação. Ao contrario do surf ou bodyboard, não tens uma prancha – e portanto o teu corpo está dentro da agua. A gente diz que hoje em dia podes comprar um fato completo que permite fazer o bodysurf em agua de 10º sem molhar a parte de dentro do fato. Ter um fato do tamanho certo é a chave, sem duvida, e portanto é preciso provar varias marcas e modelos.

4. Precisas de ter um conhecimento básico das ondas. Se já fazes surf ou bodyboard deves já ter isto. Se não, utilize os materiais didácticos que são disponiveis para os surfistas principiantes. Todos as ‘regras de estrada’ são as mesmas para os surfistas, bodyboarders e bodysurfers: tanto para os ‘surf breaks’ (e.g. o momento do ‘take-off’; sabendo se a onda vai tubular ou fechar, etc.), como da oceanografia (e.g. ventos, correntes, ondulação, etc.), e o ‘wave-etiquette’ (e.g. prioridades - evitando os ‘drop-ins’, localismo, etc.). “

Continuará ...

Copyright note: to those responsible for vagabondsurf.com. I have tried to enter in contact with you to request permission to use texts on this site. Unfortunately, all my email messages got bounced back. I have gone ahead and translated this text (and will do the same with others) because I honestly believe that you would give permission to the Bodysurfing – PT blog to do this. We are entirely non-commercial and are simply trying to help spread the wonderful sport of bodysurfing in Portugal.

Devo

8 comments:

Kass said...

Obrigado Devo. Um post realmente muito útil! Continua o bom trabalho! Abraço

Altar Mar said...

Acho o bodysurf uma cena verdadeiramente fun e a forma mais pura de surfar...dai não entender a necessidade de campeonatos que nada provam e que não têm absolutamente sentido algum. Porque razão tudo nesta vida tem de ser medido de forma a mostrar que este é melhor do que aquele?

Vejam o meu blog, pode interessar-vos:

http://altarmar.blogspot.com

Kass said...

Homem do mar, não é que seja necessário que haja campeonatos, mas a competição obriga a que nos tornemos melhores, a que nos queiramos superar e nesse sentido, penso que é uma mais-valia para qualquer desporto. Só deixa de o ser, quando as pessoas, para ganharem, deixam o desportivismo de lado e fazem tudo para serem os primeiros. Mas de uma maneira geral, penso que a competição é positiva.

Anonymous said...

Pessoalmente não tenho vontade de ser melhor que ninguém e apenas pretendo superar-me a mim mesmo. Este sim é um desafio constante e uma vitória que que ninguém me pode tirar. Acho que o encontro entre adeptos de uma actividade é extremamente importante para troca de conhecimentos e até para aumentar a motivação, mas não vejo grande utilidade na competição que mais tarde ou mais cedo tráz ao de cima o pior de cada ser humano...

Anonymous said...

Olá
Encontrei o vosso blog e de tudo o ke li adorei.
Sou um menino nestas coisas do bodysurf so conheci a modalidade atraves dakelas brincadeiras de miudos de deslizar na agua com as ondas e kando ele me disse ke era o desporto (sinceramente pensei ke tivesse a brincar).
Apesar da nao praticar nenhum desporto aquatico sinto desde de mt pekeno ke sinto uma certa "ligaçao" com o mar. E assim como sou MT MT MT principiante gostava ke me podessem ajudar e indicar sitios onde posso encontrar mais informaçao sobre bodysurf e principalmente em saber ler melhor o mar. Espero ke me ajudem.

podem se kiserem contactar-me através de pc_striker_16@hotmail.com

obrigado e parabén pelo grande blog

Gonzo said...

Hey.. já ando por aí à uns anos a apanhar ondas e só vi uma pessoa em Santa Cruz a fazer o mesmo, um grande nadador salvador.. Em que praias vocês param???

Abraço e optimo trabalho

Staikin said...

Boas

Eu já ando em Tavira a apanhar ondas há uns anitos... Nunca usei fato, até porque a temperatura da água não pede... A não ser no inverno. O Bodysurf é o antepassado do surf e aquele que não souber sentir uma onda não o consegue praticar. Acontece mtas vezes ter pessoal ao pé de mim a tentar fazer o mesmo, mas nem todos sentem o momento certo. Acerca do material, sei que há uma pala para se por nas mãos com uma quilha, que se usa no brasil essencialmente. Estou a procura disto à venda, visto que permite apanhar ondas maiores durante mais tempo, com mais orientação. Se alguém souber de alguma coisa apite.

Anonymous said...

Boas João!!
Visita o site ahuasurf.com ai podes ver e se quiseres compras isso que procuras.Osite é nacional

abraço